Caro mestre Ozanir, boa-tarde!
Comecei a ler os seus artigos diariamente, e tenho gostado muito, principalmente o do dia 4 de Abril de 2017, intitulado 'Conselho a um jovem mestre de judô'.
Este hábito passou a ser uma extrema necessidade para mim, pois pretendo atuar na área de ensino, seguindo o seu exemplo.
Aproveito humildemente para solicitar, por gentileza, que verifique o texto do dia 30 de Março de 2017 ('Pílulas de cada dia' / 'Pílula do dia 29/3'), onde se lê:
"Resposta:
O prefixo “re”, que realmente apresentava hífen em alguns casos apresentava hífen obrigatório (veja este exemplo: era “re-ratificação”), foi simplificado."
Comentário: Pareceu-me, à primeira vista, que possa ter ocorrido alguma duplicação do trecho 'apresentava hífen' ou a simples omissão de uma 'vírgula'. Se o texto estiver correto, por favor, perdoe-me pela intromissão.
Muito obrigado sempre.
Wallace
Olá, Wallace
Desculpe a demora.
Na verdade, não há erro, embora existam autores que recomendem o uso da vírgula quando a sintaxe deixa dois verbos sintaticamente juntos ou próximos.
Veja: "Quem entrega entrega alguma coisa a alguém.
É simplesmente um caso de atenção na leitura. Não existe razão sintática para o uso da vírgula, até porque "Quem entrega" é o sujeito da segunda oração e não se separa sujeito de verbo.
Alguns autores, porém, defendem o seu uso, alegando o caráter altruísta da vírgula, que, sem dúvida, facilitaria a compreensão.
Abraços.
Ozanir Roberti