Nova série em 10 miniaulas: Para escrever bem

1) MINIAULA 1: Para escrever bem, é preciso saber ORTOGRAFIA!

Para escrever bem, é preciso saber ortografia, isto é, como se escreve cada palavra.

a)      Aqui no meu blog, eu não tenho esses previlégios.

b)      Infelismente não conhece muito de TV.

c)      O cara bate no meu carro, manda um beijo cinico e vai embora!

d)      Amigos, acordei serelépe, hoje.

e)      Se nós quizermos, podemos chegar ao topo.

f)       Minha empresária diz que eu me esponho muito.

g)      Obrigado, senhor! Tu sempre houves as minhas preces.

h)      Sua auto-estima anda muita baixa.

i)        Esse ator é um cara-de-pau!

j)        Esse apresentador mau respeita os convidados.

Veja, AGORA, a grafia correta e a explicação adequada desses casos!

As palavras, escritas corretamente, ficam assim:

a)      Aqui no meu blog, eu não tenho esses privilégios. – é uma palavra perigosa, pois se confunde muito, na fala, o “e” átono com “i” (“livre”, “dele”). Essa é com “i” mesmo.

b)      Infelizmente, ela não conhece muito de TV. – vem de “infeliz”, que, por sua vez, vem de “feliz”; e, em regra, as derivadas conservam a grafia das primitivas; portanto, é com “z”.

c)      O cara bate no meu carro, manda um beijo cínico e vai embora! – palavras proparoxítonas (antepenúltima sílaba tônica ou forte) sempre são acentuadas graficamente: “cólera”, “página”, “bípede”

d)      Amigos, acordei serelepe, hoje. – não se acentuam as paroxítonas (penúltima sílaba tônica) terminadas em “e” ou “a” ou “o”, somente as que terminam em “i” (“táxi”), “u” (“bônus”) e “ã” (“ímã”), seguidas ou não de “s”.

e)      Se nós quisermos, podemos chegar ao topo. – só se escrevem com “z” aqueles verbos que, no infinitivo, já o apresentam: “fazer”“fizermos”; os outros são sempre escritos com “s”: “querer” (“quis”), “pôr” (“pusermos”).

f)       Minha empresária diz que eu me exponho muito. – é derivado de “pôr”, precedido do prefixo “ex”, com “x”, que significa para fora (= “exportar”); Atenção! Só a palavra primitiva (“pôr”) tem acento gráfico; as derivadas não têm: “expor”, “repor”, “depor”.

g)      Obrigado, senhor! Tu sempre ouves as minhas preces. – é uma forma do verbo “ouvir” e não do verbo “haver”; esse seria “houve”, que, geralmente, vem na terceira pessoa do singular: “Houve erros graves.”

h)      Sua autoestima anda muita baixa. – com o Acordo Ortográfico de 2010, o prefixo “auto” só tem hífen antes de “h” (“autohemoterapia”) e “o” (última letra do prefixo = primeira letra da palavra / “autooscilação”); se não for assim, escreve-se junto: “autoexame”, “automotriz”

i)        Esse ator é um cara de pau! – com o novo Acordo, palavras compostas com elemento de ligação já não têm os hifens (“dia a dia”, “pé de moleque”) , a não ser nomes de animais (“tigre-de-bengala”) e vegetais {“boldo-do-chile”).

j)        Esse apresentador mal respeita os convidados. – esse “mal” não é o contrário de “bom” (“Ele é um mau apresentador!”); assim, deve ser escrito com “l”. Trata-se de um advérbio como este: (“Aquele apresentador fala mal!”).

Que tal aprender esse conteúdo devidamente?

Novas turmas dos Cursos on-line de “Formação em Revisores” e de “Produção Textual”, com o Prof. Ozanir Roberti!

Inícios em 4 e 6 de janeiro.

Informações e inscrições em contato@professorozanirroberti.com.br e www.professorozanirroberti.com.br 

Acompanhe meus vídeos no YouTube em https://www.youtube.com/watch?v=Ph3tQl0airQ

Não deixe de ler a próxima MINIAULA!