Fantasmas da Análise sintática 37) Predicativo do objeto indireto?

Fantasmas da Análise sintática 37) Predicativo do objeto indireto?

  Mestre, na frase abaixo, “Gosto de vocês animadas”, “animadas” é um predicativo? Do objeto indireto?

  É sim. Embora não haja um verbo de ligação, o adjetivo “animadas” indica uma qualidade atribuída ao objeto indireto, que é representado pelo conjunto “de vocês”, termo que completa o verbo transitivo indireto “gostar”.

É como se houvesse dois verbos, cada um com um tipo de predicado, um deles, verbal, e o outro, nominal. Com a evolução da língua, deixou-se de marcar o sujeito e omitiu-se um dos verbos, e, então, o agora único predicado deve ser classificado como verbonominal.

  É possível explicar isso com mais detalhes.

Vamos lá!

a)       “Gosto de vocês / quando vocês estão animadas.” – duas orações, cada qual com seu sujeito (“Eu” e “vocês”) e seu verbo (“gostar” e “estar”); dois predicados, o primeiro, verbal, pois não tem verbo de ligação nem predicativo (“gosto” – verbo transitivo indireto e “de vocês” – OI) ; e o segundo nominal, já que consiste em verbo de ligação (“estão”) + predicativo (“animadas”).

b)      “Gosto de vocês animadas” – foram omitidos o “quando”, por ser desnecessário, já que era a conjunção temporal que ligava as duas orações, o termo repetido como sujeito do segundo verbo, “vocês”, e o próprio verbo “estar”. Assim, temos um só predicado, classificado como verbonominal, com um predicativo que se refere ao objeto indireto “de vocês”.

  Que tal aprender esse conteúdo tão complicado, que você nunca entendeu devidamente?

Nova turma do “Curso on-line de Atualização em Análise Sintática”, com o Prof. Ozanir Roberti! Início em 15/4.

Informações e inscrições em contato@professorozanirroberti.com.br e www.professorozanirroberti.com.br 

Acompanhe meus vídeos no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=Ph3tQl0airQ