Novas turmas julho, agosto e setembro

Minhas turmas e cursos novos:

- "Curso on-line de Atualização em Análise Sintática, Turma 18" (início em 28/7; 10 semanas; aulas ao vivo às 19h (horário de Brasília), por Skype, as quais ficam gravadas e podem ser salvas normalmente).

- "Curso on-line de Produção Textual, Turma 11" (início provável em agosto; 10 semanas; aulas ao vivo às 20h15 (horário de Brasília), por Skype, as quais ficam gravadas e podem ser salvas normalmente);

- "Curso on-line de Aperfeiçoamento para Revisores, Turma 2" (início provável em setembro; pré-requisito: ter cursado o Curso on-line de Formação em Revisores;10 semanas; aulas ao vivo às 19h (horário de Brasília; com microfone aberto), por Skype, as quais ficam gravadas e podem ser salvas normalmente);

- "Curso on-line de Formação em Revisores, Turma 35" (início provável em setembro; 10 semanas; aulas ao vivo às 19h (horário de Brasília), por Skype, as quais ficam gravadas e podem ser salvas normalmente);

- "Curso on-line avançado de Análise Sintática, Turma 3" (início provável em setembro; pré-requisito: ter cursado o Curso on-line de Atualização em Análise Sintática;10 semanas; aulas ao vivo às 20h15 (horário de Brasília), por Skype, as quais ficam gravadas e podem ser salvas normalmente);

Informações: www.professorozanirroberti.com.br e contato@professorozanirroberti.com.br

Veja meus vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=Ph3tQl0airQ

Investimento (cada um dos cursos: R$ 340.


Novos cursos e novas turmas! Tudo on-line!

Aos meus colegas

Olá, colega

A nova turma, a 34, do “Curso on-line de Formação em Revisores e Atualização em Língua Portuguesa”, na qual algum aluno seu pode ter interesse, vai começar no dia 21/6.

Hoje, se alguém “abre” qualquer das redes sociais, é certo um grande susto por causa das “agressões” ao bom português.

Por isso, estamos oferecendo uma oportunidade de melhorar essa relação com o nosso idioma, tendo dois objetivos claros, escrever com clareza e correção, além de saber adequar seu texto a cada uma das redes.  

Usamos o Skype, aplicativo gratuito que pode ser instalado em qualquer aparelho eletrônico; e as aulas, de cerca de uma hora, com som e imagens, ficam gravadas no próprio sistema por 30 dias, podendo o aluno assistir a elas ao vivo ou na gravação. Na verdade, elas podem, depois, ser salvas normalmente, e o interessado poderá guardá-las para sempre, a fim de vê-las quando quiser e quando puder.

Em todo o curso, o aluno recebe trinta arquivos: dez em power point, com todo o conteúdo em cerca de 600 slides, e vinte em word, dez deles com mais ou menos 600 exercícios, e os demais, com todo o gabarito comentado. A partir das aulas e desses exercícios, o estudante tem o direito de criar, toda semana, um arquivo, a que chamamos "tira-dúvidas", e de enviá-lo para que o professor responda a ele, esclarecendo-as em detalhes, sempre antes de cada avaliação.

As avaliações são semanais e requerem um tempo máximo de vinte minutos para serem feitas. Enviadas para nós, são corrigidas e comentadas antes da aula seguinte.

Tudo isso está na Agenda-calendário, que você já está recebendo, a fim de orientar melhor seus indicados.

Assim, pedimos que ajudem a divulgar nosso curso e contribuam para o melhor conhecimento da nossa língua.

Abraços.

Ozanir Roberti


Novas turmas dos cursos on-line

- "Curso on-line de Formação em Revisores, Turma 34" (início no dia 7 de junho, terça-feira; 10 semanas; aulas ao vivo, às 20h15 (horário de Brasília), por Skype, as quais ficam gravadas e podem ser salvas normalmente);

- "Curso on-line de Aperfeiçoamento de Revisores, Turma 1" (início no dia 9 de junho, quinta-feira; 10 semanas; aulas ao vivo, às 20h15 (horário de Brasília), por Skype, as quais ficam gravadas e podem ser salvas normalmente);

- "Curso on-line de Produção Textual, Turma 11" (início provável na segunda quinzena de junho, às terças-feiras; 10 semanas; aulas ao vivo às 19h (horário de Brasília), por Skype, as quais ficam gravadas e podem ser salvas normalmente);

- "Curso on-line de Atualização em Análise Sintática, Turma 18" (início provável na primeira quinzena de julho, às quintas-feiras; 10 semanas; aulas ao vivo às 19h (horário de Brasília), por Skype, as quais ficam gravadas e podem ser salvas normalmente);

- "Curso on-line avançado de Análise Sintática, Turma 2" (início provável na segunda quinzena de julho; 10 semanas; aulas ao vivo às 20h15 (horário de Brasília), por Skype, as quais ficam gravadas e podem ser salvas normalmente).

Fale comigo: contato@professorozanirroberti.com.br

Informações: www.professorozanirroberti.com.br

Veja meus vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=Ph3tQl0airQ

Investimento (cada um dos cursos): R$ 340


Aperfeiçoamento de Revisores

Estou formando a primeira turma de um curso novo: “Aperfeiçoamento de Revisores”. É algo feito a partir de um pedido de alunos que já fizeram o “Curso de Formação em Revisores”, com êxito.

Serão dez encontros com microfones abertos, a fim de que as dúvidas e os comentários sejam apresentados e explicados na hora, com um efeito prático muito evidente.

As aulas serão centradas em tópicos semelhantes ao do curso original; porém, ao lado desse tópico dominante, irão aparecendo situações variadas e comuns aos textos a serem revisados, com todas as suas dificuldades.

Como se trata de um material inédito, e eu o irei desenvolvendo à medida que as aulas ocorram, não é possível lhes dar qualquer desconto; assim, o investimento é de R$ 340.

O número de vagas é limitado. Por isso, obedecerei à reserva de vagas, que poderá ser efetivada, com esse pagamento, por meio do PIX 25692933772 ou pelo site www.professorozanirroberti.com.br/Cursos, usando o Stripe.

Na dúvida, escreva-me e será um prazer atendê-lo.

Ozanir Roberti


Nova série - Análise sintática, escrita e leitura 7, 8 e 9

Cursos on-line do professor Ozanir Roberti

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Vamos continuar aprendendo para que serve a Análise Sintática. Aproveite as perguntas dos alunos das turmas anteriores, veja as suas dúvidas e, principalmente, conheça as explicações mais claras.

Análise sintática, escrita e leitura 7

Mestre, na frase – “Exclui-se, no gráfico, as áreas rurais dos estados da Região Norte, que só passaram a ser pesquisados em 2014” – o certo é “Exclui-se” ou “Excluem-se”? É “pesquisados” ou “pesquisadas”?

            Trata-se daquela construção em que o “se”, chamado apassivador, junto a um verbo transitivo direto (“excluir alguma coisa”), forma uma voz passiva, com o sujeito normalmente posposto (“as áreas rurais”), o que confunde quem a escreve. Para que concorde, o verbo precisa estar no plural: Excluem-se, no gráfico, as áreas rurais dos estados da Região Norte, que só passaram a ser pesquisados em 2014.”

            O uso do “que”, embora correto, poderia ser trocado para “os quais”, identificando, antecipadamente, o termo que ele retoma, “estados”. Dessa forma, ficaria mais claro que o particípio “pesquisados” tem de concordar no masculino. Isso mesmo, “os estados”, e não “as áreas rurais”, é que “são pesquisados” desde 2014.  

Aprenda esse e outros recursos nos cursos on-line do professor Ozanir Roberti

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Análise sintática, escrita e leitura 8

Caro professor, por que não se pode utilizar o pronome “lhe” na frase seguinte? “O atleta ainda precisará voltar ao hospital para uma cirurgia nos quadris, já que a doença lhe deixou com sequelas motoras.”

A indicação do pronome pessoal oblíquo a ser usado como complemento obedece à regência do verbo em questão. No caso, é “deixar”, que pede um complemento sem preposição: “deixar alguém com sequelas”.

Quando há necessidade de preposição, a indicação é usar o “lhe”, mas, não havendo, deve-se utilizar o pronome oblíquo “o”.

Assim, o correto é: “O atleta ainda precisará voltar ao hospital para uma cirurgia nos quadris, já que a doença o deixou com sequelas motoras.”

Guarde: o pronome oblíquo objeto direto é “o”; “lhe” é para quando houver preposição, ou seja, para objeto indireto.

Converse com o professor Ozanir Roberti

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Análise sintática, escrita e leitura 9

“Têm que deixar os jovens seguirem os seus caminhos – ensina o veterano treinador carioca.” Meu caro mestre, esse verbo “ter” precisa mesmo do acento?

É o que se pretende comunicar com o verbo no plural. Provavelmente, o “veterano treinador” teve a intenção de indeterminar o sujeito; por isso, o jornalista escreveu o verbo com o acento circunflexo.

Mais que indicar, simplesmente, um plural determinado “eles”, ou “ele”, se estivesse sem acento, a intenção clara é dizer que “todos devem deixar os jovens livres em suas caminhadas”, caracterizando, assim, uma indeterminação clássica do sujeito com o verbo na terceira pessoa do plural.

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