Cursos on-line do professor Ozanir Roberti
www.professorozanirroberti.com.br
Vamos continuar aprendendo para que serve a Análise Sintática. Aproveite as perguntas dos alunos das turmas anteriores, veja as suas dúvidas e, principalmente, conheça as explicações mais claras.
Análise sintática, escrita e leitura 7
Mestre, na frase – “Exclui-se, no gráfico, as áreas rurais dos estados da Região Norte, que só passaram a ser pesquisados em 2014” – o certo é “Exclui-se” ou “Excluem-se”? É “pesquisados” ou “pesquisadas”?
Trata-se daquela construção em que o “se”, chamado apassivador, junto a um verbo transitivo direto (“excluir alguma coisa”), forma uma voz passiva, com o sujeito normalmente posposto (“as áreas rurais”), o que confunde quem a escreve. Para que concorde, o verbo precisa estar no plural: “Excluem-se, no gráfico, as áreas rurais dos estados da Região Norte, que só passaram a ser pesquisados em 2014.”
O uso do “que”, embora correto, poderia ser trocado para “os quais”, identificando, antecipadamente, o termo que ele retoma, “estados”. Dessa forma, ficaria mais claro que o particípio “pesquisados” tem de concordar no masculino. Isso mesmo, “os estados”, e não “as áreas rurais”, é que “são pesquisados” desde 2014.
Aprenda esse e outros recursos nos cursos on-line do professor Ozanir Roberti
www.professorozanirroberti.com.br
Análise sintática, escrita e leitura 8
Caro professor, por que não se pode utilizar o pronome “lhe” na frase seguinte? “O atleta ainda precisará voltar ao hospital para uma cirurgia nos quadris, já que a doença lhe deixou com sequelas motoras.”
A indicação do pronome pessoal oblíquo a ser usado como complemento obedece à regência do verbo em questão. No caso, é “deixar”, que pede um complemento sem preposição: “deixar alguém com sequelas”.
Quando há necessidade de preposição, a indicação é usar o “lhe”, mas, não havendo, deve-se utilizar o pronome oblíquo “o”.
Assim, o correto é: “O atleta ainda precisará voltar ao hospital para uma cirurgia nos quadris, já que a doença o deixou com sequelas motoras.”
Guarde: o pronome oblíquo objeto direto é “o”; “lhe” é para quando houver preposição, ou seja, para objeto indireto.
Converse com o professor Ozanir Roberti
contato@professorozanirroberti.com.br
Análise sintática, escrita e leitura 9
“Têm que deixar os jovens seguirem os seus caminhos – ensina o veterano treinador carioca.” Meu caro mestre, esse verbo “ter” precisa mesmo do acento?
É o que se pretende comunicar com o verbo no plural. Provavelmente, o “veterano treinador” teve a intenção de indeterminar o sujeito; por isso, o jornalista escreveu o verbo com o acento circunflexo.
Mais que indicar, simplesmente, um plural determinado “eles”, ou “ele”, se estivesse sem acento, a intenção clara é dizer que “todos devem deixar os jovens livres em suas caminhadas”, caracterizando, assim, uma indeterminação clássica do sujeito com o verbo na terceira pessoa do plural.
Cursos on-line do professor Ozanir Roberti – Informações e inscrições:
www.professorozanirroberti.com.br
contato@professorozanirroberti.com.br