Novas turmas on-line

Cursos on-line: 

- "Curso on-line de Formação em Revisores e Atualização em Língua Portuguesa”, “Turma 38" [início provável em 30/5; 10 semanas; aulas ao vivo, por Skype, as quais ficam gravadas e podem ser salvas normalmente];
- "Curso on-line de Atualização em Análise Sintática”, “Turma 20" [início provável em 2/6; 10 semanas; aulas ao vivo, por Skype, as quais ficam gravadas e podem ser salvas normalmente];

- "Curso on-line de Produção Textual”, “Turma 13" [início provável em junho; 10 semanas; aulas ao vivo, às terças ou quintas, por Skype, as quais ficam gravadas e podem ser salvas normalmente];
- "Curso on-line de Aperfeiçoamento para Revisores 1”, “Turma 4" (início provável em junho; pré-requisito: ter concluído o” Curso on-line de Formação em Revisores e Atualização em Língua Portuguesa”; 10 semanas; aulas ao vivo, com microfone aberto, por Skype, as quais ficam gravadas e podem ser salvas normalmente];
- "Curso on-line avançado de Análise Sintática”, “Turma 4" (início provável em junho; pré-requisito: ter concluído o “Curso on-line de Atualização em Análise Sintática”; 10 semanas; aulas ao vivo, por Skype, as quais ficam gravadas e podem ser salvas normalmente);
- "Curso on-line de Aperfeiçoamento para Revisores 2”, “Turma 2" (início provável em julho; pré-requisito: ter concluído o” Curso on-line de Aperfeiçoamento para Revisores 1”; 10 semanas; aulas ao vivo, com microfone aberto, por Skype, as quais ficam gravadas e podem ser salvas normalmente].


Novos cursos on-line

Cursos on-line: 

- "Curso on-line de Formação em Revisores e Atualização em Língua Portuguesa”, “Turma 37" [início provável em 30/3; 10 semanas; aulas ao vivo, por Skype, as quais ficam gravadas e podem ser salvas normalmente];
- "Curso on-line de Produção Textual”, “Turma 13" [início provável em 4/4; 10 semanas; aulas ao vivo, às terças, por Skype, as quais ficam gravadas e podem ser salvas normalmente];
- "Curso on-line de Atualização em Análise Sintática”, “Turma 20" [início provável em maio; 10 semanas; aulas ao vivo, por Skype, as quais ficam gravadas e podem ser salvas normalmente];

- "Curso on-line de Aperfeiçoamento para Revisores 1”, “Turma 4" (início provável em maio; pré-requisito: ter concluído o” Curso on-line de Formação em Revisores e Atualização em Língua Portuguesa”; 10 semanas; aulas ao vivo, com microfone aberto, por Skype, as quais ficam gravadas e podem ser salvas normalmente];
- "Curso on-line avançado de Análise Sintática”, “Turma 4" (início provável em maio; pré-requisito: ter concluído o “Curso on-line de Atualização em Análise Sintática”; 10 semanas; aulas ao vivo, por Skype, as quais ficam gravadas e podem ser salvas normalmente);
- "Curso on-line de Aperfeiçoamento para Revisores 2”, “Turma 4" (início provável em junho; pré-requisito: ter concluído o” Curso on-line de Aperfeiçoamento para Revisores 1”; 10 semanas; aulas ao vivo, com microfone aberto, por Skype, as quais ficam gravadas e podem ser salvas normalmente].


Novas turmas

Cursos on-line: 

- "Curso on-line de Aperfeiçoamento para Revisores, Turma 3" (iniciada em 10/1; pré-requisito: ter cursado o Curso on-line de Formação em Revisores; 10 semanas; aulas ao vivo às quintas, às 19h (horário de Brasília; com microfone aberto), por Skype, as quais ficam gravadas e podem ser salvas normalmente].
- "Curso on-line de Produção Textual, Turma 12" [iniciada em 10/1; 10 semanas; aulas ao vivo, às terças, às 20h15 (horário de Brasília), por Skype, as quais ficam gravadas e podem ser salvas normalmente];
- "Curso on-line de Atualização em Análise Sintática, Turma 19" [início em 14 de janeiro; 10 semanas; aulas ao vivo às terças, às 19h (horário de Brasília), por Skype, as quais ficam gravadas e podem ser salvas normalmente].

- "Curso on-line de Formação em Revisores, Turma 37" [início em 23/2; 10 semanas; aulas ao vivo às quintas, às 20h15 (horário de Brasília), por Skype, as quais ficam gravadas e podem ser salvas normalmente];
- "Curso on-line avançado de Análise Sintática, Turma 4" (início em 12/3; pré-requisito: ter cursado o Curso on-line de Atualização em Análise Sintática;10 semanas; aulas ao vivo às 19h (horário de Brasília), por Skype, as quais ficam gravadas e podem ser salvas normalmente).

Reservas de vaga abertas nos endereços eletrônicos abaixo:

www.professorozanirroberti.com.br e contato@professorozanirroberti.com.br  

Veja meus vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=Ph3tQl0airQ

Também em “Letras e etc” (parceria com a UVA)

Investimento: cada um dos cursos: R$ 360. Preços especiais para ex-alunos.


Novos cursos e turmas - matrículas abertas

Matrículas abertas:

- "Curso on-line de Aperfeiçoamento para Revisores, Turma 3" (início em 10/1; pré-requisito: ter cursado o Curso on-line de Formação em Revisores; 10 semanas; aulas ao vivo às terças, às 20h15 (horário de Brasília; com microfone aberto), por Skype, as quais ficam gravadas e podem ser salvas normalmente].

- "Curso on-line de Produção Textual, Turma 12" [início em 10/1; 10 semanas; aulas ao vivo, às quintas, às 19h (horário de Brasília), por Skype, as quais ficam gravadas e podem ser salvas normalmente];

- "Curso on-line avançado de Análise Sintática, Turma 4" (início em 12/1; pré-requisito: ter cursado o Curso on-line de Atualização em Análise Sintática;10 semanas; aulas ao vivo às 19h (horário de Brasília), por Skype, as quais ficam gravadas e podem ser salvas normalmente).

- "Curso on-line de Formação em Revisores, Turma 37" [início em 9/2; 10 semanas; aulas ao vivo às quintas, às 19h (horário de Brasília), por Skype, as quais ficam gravadas e podem ser salvas normalmente];

- "Curso on-line de Atualização em Análise Sintática, Turma 19" [início em fevereiro; 10 semanas; aulas ao vivo às quintas, às 20h15 (horário de Brasília), por Skype, as quais ficam gravadas e podem ser salvas normalmente].

Matrículas nos endereços eletrônicos abaixo:

www.professorozanirroberti.com.br e contato@professorozanirroberti.com.br

Investimento: cada um dos cursos: R$ 360. Preços especiais para ex-alunos.


Análise sintática e correção textual

Dica 4: Professor, na frase – “Qual a porcentagem da população que já se infectou com o coronavírus?” –, eu queria entender por que o uso do “qual a” pede o “que”, e o uso de “qual” não pede. Entendo que soe mais adequado assim, mas por quê?

As construções são assim: sendo usado o “qual” acompanhado do “a”, deveria haver um “que” antes do “já”: Qual a porcentagem da população que já se infectou com o coronavírus?”

A outra opção, bem mais fácil, seria, simplesmente, retirar o “a”: Qual porcentagem da população já se infectou com o coronavírus?” 

Havendo a forma “Qual a porcentagem”, entende-se o “qual” como um termo ligado a um verbo “ser”, subentendido: Qual (é) a porcentagem da população que já se infectou com o coronavírus?”

Em relação ao artigo “a”, adjunto adnominal de “porcentagem”, que poderia, para efeito de compreensão, ser substituído pelo pronome demonstrativo “aquela”, existe a necessidade de uma oração adjetiva que funcione como especificador do conjunto “a porcentagem da população”. É exatamente a oração adjetiva iniciada pelo pronome relativo “que”, uma oração com a função de adjunto adnominal.

São, assim, duas orações: “[(1) Qual é a porcentagem da população] [(2) que já se infectou com o coronavírus?]”

Observe que, se tirarmos o “a”, o pronome interrogativo “qual” passa a ser o adjunto adnominal de “porcentagem da população”, sujeito do verbo “infectar”, não sendo necessário qualquer outro termo especificador. Agora, só há uma oração no período: “Qual porcentagem da população já se infectou com o coronavírus?”

Veja estes outros exemplos:

a)      “Qual a explicação que você encontrou?” (com substantivo antecedente “a explicação” + o pronome relativo “que”; é igual a “Qual é a explicação que você encontrou?”)

b)      “Qual a que você encontrou?” (com pronome substantivo demonstrativo antecedente “a” (= “aquela) + o pronome relativo “que”; “Qual é a que você encontrou?”)

c)      Qual você encontrou? (estrutura mais simples, sem o substantivo ou o pronome demonstrativo e sem o pronome relativo “que”; também sem o verbo “ser” subentendido)

Que tal apender análise sintática para escrever melhor? Venha aprender conosco! Turma 18 on-line de Análise Sintática! Início em 6/10, hoje, às 19h (horário de Brasília). As aulas são gravadas, assim, você pode assistir a elas quando quiser e quantas vezes desejar. E ainda pode salvá-las.

Informações e inscrições em  https://www.professorozanirroberti.com.br e contato@professorozanirroberti.com.br .

Dica 5: Mestre, é errado escrever “Entrar dentro”? Ouvi falar que é um “pleonasmo vicioso”. O que é isso? Há casos em que o pleonasmo pode ser usado, para dar um efeito bonito? Quais seriam esses casos?

O que chamam de pleonasmo vicioso são as redundâncias, usadas, normalmente, sem motivo, mas por desconhecimento mesmo. Enumero alguns:

a)      A bola saiu para fora da quadra.

b)      Não pise a grama com o pé!

c)      Vi isso com meus olhos.

d)      Ela visitou uma pinacoteca de quadros.

e)      A sociedade, ela vive produzindo surpresas.

Veja que seriam facilmente retirados, e as frases nada perderiam em termos de comunicação:

f)       A bola saiu da quadra.

g)      Não pise a grama!

h)      Vi isso.

i)        Ela visitou uma pinacoteca.

j)        A sociedade vive produzindo surpresas

Ao contrário dos “viciosos”, existem os chamados pleonasmos enfáticos e literários, por exemplo:

k)      “Os dois melhores livros dele, analisei-os cuidadosamente na minha primeira obra.” – “os” é um objeto direto pleonástico, com a intenção de enfatizar o termo antecipado e repetido.

l)        “Aos grandes homens, devo-lhes admiração e respeito.” – “lhes” é um objeto indireto pleonástico, com a intenção de enfatizar o termo antecipado e repetido.

m)   “Nosso herói viveu uma vida de grandes aventuras.” – “uma vida de grandes aventuras” é objeto direto interno, uma vez que traz uma redundância em relação ao verbo “viver” (tal pleonasmo enriquece o próprio objeto).

n)      “Morrer morte inglória não é algo que se admire nos grandes homens.” – “morte inglória” é objeto direto interno, uma vez que traz uma redundância em relação ao verbo “morrer” (tal pleonasmo enriquece o próprio objeto).

É possível aprender a escrever por meio da análise sintática. Você sabia? Venha para a Turma 18 on-line de Análise Sintática! Início em 6/10, hoje, às 19h (horário de Brasília). As aulas são gravadas, assim, você pode assistir a elas quando quiser e quantas vezes desejar. E ainda pode salvá-las.

Informações e inscrições em  https://www.professorozanirroberti.com.br e contato@professorozanirroberti.com.br .

6. Professor, olhe essa construção: “Qualquer um de nós poderá entrar com uma reclamação contra o Estado.” Por que não é possível escrever “Qualquer um de nós poderemos entrar com uma reclamação contra o Estado”? A primeira seria uma forma rígida, e a segunda seria atrativa, não pode?  

     Realmente, não é possível! Nesses casos, a forma atrativa só é possível quando o pronome, que é o núcleo do sujeito, estiver no plural:

a)   Quaisquer de nós poderemos entrar com uma reclamação contra o Estado.” (forma atrativa)

Embora o núcleo do sujeito seja “quaisquer”, a concordância está sendo feita com o adjunto adnominal.

     Veja mais exemplos com o pronome “qual” no plural:

b)   “Quais de nós sabem isso?” (forma rígida)

c)   “Quais de nós sabemos isso?” (forma atrativa)

     Sendo o pronome inicial singular, por uma questão de coerência, já que se trata de uma pessoa só, apenas se admite a forma rígida:

d)   “Qual de nós sabe isso?” (forma rígida) 

Observe outras construções semelhantes com núcleos de sujeito no plural:

e)      "Muitos de vós irão tomar uma providência?" (forma rígida)

f)       "Muitos de vós ireis tomar uma providência?" (forma atrativa)

A análise sintática resolve casos bem complicados. Sabendo-a, você escreve melhor! É hora de estudar na Turma 18 on-line de Análise Sintática! Início em 6/10, hoje, às 19h (horário de Brasília). As aulas são gravadas, assim, você pode assistir a elas quando quiser e quantas vezes desejar. E ainda pode salvá-las.

Informações e inscrições em  https://www.professorozanirroberti.com.br e contato@professorozanirroberti.com.br .