Fantasmas da Análise sintática 3) Transitividade ou predicação verbal

Pergunta de um “concurseiro”

Na construção “Nunca produzimos nem vendemos tanto. Nós não sabemos se rimos ou se choramos”. Qual seria a transitividade destes verbos? 

No gabarito está que existe apenas um verbo transitivo. Existe uma outra opção que afirma que apenas os dois primeiros são intransitivos. A aluna colocou esta opção, e o professor do cursinho deu como errado colocando o gabarito como “há apenas um verbo transitivo”.

Não sei de onde veio tal questão, nem a resposta adequada. O fato é que as opções citadas não correspondem à verdade.

Os dois primeiros (“produzir” e “vender”) são transitivos diretos, apenas o objeto direto dos dois é o mesmo, por isso não o repetimos: “Nunca produzimos tanto nem vendemos tanto.” Veja que poderíamos dizer “Nunca produzimos tantos bens nem vendemos tantos bens.”

O terceiro, “saber”, também é TD, sendo seus ODs as orações seguintes: “se ri ou se chora”, coordenadas entre si.

Os dois últimos (“rir” e “chorar”) são intransitivos, não precisam de qualquer complemento.

A verdade, porém, é um pouco mais complicada, já que a predicação verbal pode variar conforme o texto em que o verbo aparece. Entenda isso, usando os exemplos abaixo;

1)      A menina canta o Hino Nacional com emoção.

2)      A menina canta bem!

Percebam que, no exemplo 1, o verbo “cantar” tem um complemento objeto direto “o Hino Nacional” e um adjunto adverbial “com emoção” (= “emocionadamente”). No segundo período, o verbo “cantar” vem acompanhado apenas de um adjunto adverbial de modo. Assim, o primeiro “cantar” é transitivo direto, e o segundo, intransitivo.