Professor, tive uma dúvida ao elaborar uma questão de prova aqui para meus alunos sobre predicativo do sujeito.
Tenho um livro que sugere classificar a palavra “tristíssimas” na oração abaixo:
"As pensões alegres dormiam tristíssimas.”
No gabarito, diz que é predicativo do sujeito, mas explica que o verbo “dormir”, ali, é um verbo de ligação? Afirma, ainda, que a estrutura, para ter predicativo do sujeito, deve sempre obedecer a “Sujeito + Verbo de Ligação + Predicativo do Sujeito?
Não!!!
Cuidado com esses livros que “ensinam” análise sintática sem conhecê-la devidamente!
Em "As pensões alegres dormiam tristíssimas.”, a palavra “tristíssimas” é um predicativo do sujeito sim, mas numa estrutura diferente:
"sujeito + verbo intransitivo + predicativo do sujeito".
É um caso de predicado verbonominal! (Viram como escrevi? Guardem bem e reaprendam a escrevê-la: agora, na verdade desde 2009, é assim que se escreve, pois é como está no VOLP/ABL).
Na estrutura apresentada pelo livro: "sujeito + verbo de ligação + predicativo do sujeito", o que temos é um predicado nominal, algo normal e muito mais comum.
Em “As pensões estavam tristíssimas”, não existe ação, apenas um estado; por isso, o verbo é de ligação, e o predicado deve ser classificado como nominal.
O “fantasma”, no caso, é achar que predicativo do sujeito só existe com verbo de ligação!
Em “As pensões despertavam tristíssimas”, existe a ação de “despertar”. Trata-se, então de um predicado com predicativo, mas o verbo não é de ligação, e, sim, intransitivo. É por esse motivo que o predicado se classifica como verbonominal.