Vida de revisor é difícil 37

Vida de revisor é difícil 37

“Quem espera sempre alcança” ou “Quem espera, sempre alcança?” Professor, qual é forma correta, com vírgula ou sem vírgula? O mesmo entendimento se aplica a “Quem procura acha”, “Quem avisa amigo é” e “Quem lê sabe”? 

A regra de uso da vírgula é clara: não se separa sujeito de verbo! Mas, a verdade é que muitos autores recomendam esse uso da vírgula separando as duas orações, já que há uma evidente pausa entre a oração-sujeito e a oração-predicado.

Os defensores da ausência da vírgula seguem a norma gramatical que não vê necessidade de usá-la, uma vez que não há necessidade, e, além disso, não aceitam a “regrinha” normalmente “mal” ensinada que diz que a uma pausa corresponde uma vírgula. A pause existente é natural e pode até ser alongada em nome da expressividade.

Por outro lado, alguns autores, inclusive em livros didáticos de língua portuguesa e manuais de redação, baseados no fato de que, na fala, se acentua bastante a pausa após o primeiro verbo e que isso é normalmente “conhecido” pela maioria dos estudantes defendem a existência da vírgula para facilitar a leitura. 

O que vale mesmo, porém, é que tal vírgula marcaria uma pausa que não é obrigatória, sendo, assim, mais um fator de expressividade do que uma característica da sintaxe tradicional.