Fantasmas da Análise sintática 33) Adjunto adnominal do objeto direto? O que é isso?

Mestre, então os adjuntos adnominais só podem ter núcleos que sejam nomes, como o do objeto direto? É isso?

É verdade. Vê-se isso pelo próprio nome: adjunto adnominal, o que vem junto do nome. Nem sempre estão juntos, mas se referem a nomes substantivos ou de valor substantivo. O adjunto adnominal é uma função secundária, que modifica um termo com função substantiva. Daí, haver o adjunto adnominal do objeto direto.

- Li dois bons livros clássicos. “dois”, “bons” e “clássicos” são adjuntos adnominais do núcleo do objeto direto, o substantivo “livro”, um nome.

Siga os exemplos:

a)    “O livro de Alencar impressionou o leitor.” – os termos sublinhados são adjuntos adnominais dos núcleos do sujeito “livro” (os dois primeiros) e do objeto direto “leitor” (o último).

b)    “Nós não entendemos a atitude revoltada da jovem.” – os três termos sublinhados são adjuntos adnominais do objeto direto, cujo núcleo é “atitude”

c)    “O ser humano precisa de duas qualidades importantes: alguma coragem e muita vontade.” – todos os termos sublinhados são adjuntos adnominais: os dois primeiros, do sujeito, cujo núcleo é o substantivo “ser”; os seguintes, do objeto indireto, cujo núcleo é “qualidade”; e os dois últimos, dos dois núcleos do aposto enumerativo, “coragem” e “vontade”.

d)    “Muitos de nós aceitam as três: razão, emoção e loucuras.” – finalmente, veja que os adjuntos adnominais, agora, se referem a palavras que têm valor de substantivo: “de nós”, ao pronome substantivo indefinido “Muitos”, e “as”, ao numeral de valor substantivo “três”.

e) “Algum desses cinco ativistas já foi condecorado?” – finalmente, observe algo bem interessante! O termo preposicionado é adjunto adnominal por se referir ao pronome substantivo indefinido “algum”, núcleo do sujeito. A preposição “de” é um termo de ligação. Por sua vez, o pronome adjetivo demonstrativo “esses” e o numeral de valor adjetivo “cinco” são, também, adjuntos adnominais, uma vez que se referem ao núcleo do adjunto adnominal “ativistas”. Isto é, são adjuntos adnominais do adjunto adnominal!

Que tal aprender conteúdos desse tipo, que nunca “entraram”, devidamente, na sua cabeça?

Nova turma do “Curso on-line de Atualização em Análise Sintática”, com o Prof. Ozanir Roberti! Início em 21/1

Informações e inscrições em contato@professorozanirroberti.com.br e www.professorozanirroberti.com.br 

Acompanhe meus vídeos no YouTube https://www.youtube.com/watch?v=Ph3tQl0airQ