Dúvidas básicas da Análise Sintática
1. Sei que o senhor vai chegar a essa parte, mas me confundo no predicado e predicativo, sei o que cada um é separadamente, mas na hora de analisar fico confusa.
O predicativo é uma parte do predicado, uma vez que o último inclui o verbo seus complementos e adjuntos, enquanto o primeiro é apenas o adjetivo, ou palavra ou expressão que tem valor de adjetivo. Veja os exemplos:
a) “Ela é linda!” – Predicado – “é linda” / predicativo do sujeito – “linda”;
b) “Eu não sou de reclamar.” – Predicado – “não sou de reclamar” / predicativo do sujeito – “de reclamar”;
c) “O amor torna as pessoas compreensivas” – Predicado – “torna as pessoas compreensivas” / predicativo do objeto – “compreensivas”.
2. Um verbo de ligação precisa estar seguido de adjetivo ou locução adjetiva?
Normalmente, sim, embora vir seguido de uma expressão de valor adjetivo, ou seja, um termo que indique qualidade, estado ou condição.
Exemplos:
1) O grupo ficou triste. – “triste” é uma qualidade, ou seja, um adjetivo (predicativo do sujeito), logo “ficar” é verbo de ligação.
2) A cidade está em festa. – “em festa” é uma condição, isto é, uma locução adjetiva (predicativo do sujeito), logo “estar” é verbo de ligação.
Se o verbo vier seguido de advérbio ou locução adverbial, por mais que pareça, não é verbo de ligação, mas, sim, intransitivo.
3) O grupo ficou ali. – “ali” é advérbio (adjunto adverbial de lugar), logo “ficar” não é verbo de ligação, mas, sim, intransitivo.
4) A cidade está em Santa Catarina. – “em Santa Catarina” é locução adverbial de lugar (adjunto adverbial de lugar), logo “estar” não é verbo de ligação, mas, sim, intransitivo.
3. Em “A leitura é importante para o aprendizado”, o termo “para o aprendizado”, na classificação, é “predicativo do sujeito + CN”?
Não! Não é isso, pois o predicativo não é “para o aprendizado”!
Para que fique claro:
“A leitura” é o sujeito, e o predicado é “é importante para o aprendizado”.
No predicado, temos um verbo de ligação: “é”; e o predicativo do sujeito: “importante para o aprendizado”. Nesse predicativo, aparece um núcleo – “importante” – e o seu complemento nominal – “para o aprendizado”.
4. Na voz passiva sempre haverá o uso de preposição?
Sim. Normalmente, ou quase sempre, a preposição é “por” ou as formas combinadas “pelo, “pela”, “pelos” e “pelas”. Embora raramente, é possível que apareçam as preposições “de” e “a”.
Exemplos:
1) As vítimas foram feridas por traficantes.
2) Tudo seria arranjado pelos assessores do político.
3) As vítimas seriam atacadas pela delatora.
4) Os dois livros são queridos de todos.
5) As duas carroças são movidas a bois.
Venha aprender análise sintática no “Curso on-line básico de Análise Sintática”.
Informações e inscrições em www.professorozanirroberti.com.br e contato@professorozanirroberti.com.br