Mitos da Análise Sintática / Mito 3

Mitos da Análise Sintática / Mito 3

Professor Ozanir Roberti, é verdade que, na maioria das vezes, é impossível distinguir um predicativo de um adjunto adnominal?

Não! É um mito! Na maioria das vezes, é possível distinguir um do outro. E há, é claro, estratégias para conseguir estabelecer tal diferença. Vamos ver isto.

a)       A busca permitiu uma solução perfeita.

b)      Todos os recursos trouxeram aqueles resultados memoráveis.

c)       O treinamento torna essa situação complicada.

d)      O forte inverno fez tal frio insuportável.

Adjetivos só podem exercer duas funções sintáticas: adjunto adnominal e predicativos. Há, aí, quatro adjetivos: “perfeita”, “memoráveis”, “complicada” e “insuportável”. Todos vêm depois, e respectivamente, dos substantivos “solução”, “resultados”, “situação” e “frio”.

Existe uma diferença entre eles, o que faz com que os dois primeiros sejam adjuntos adnominais, e os dois últimos, predicativos dos objetos.

Percebeu essa diferença?

Veja mais.

e)      A busca permitiu uma perfeita solução.

f)        Todos os recursos trouxeram aqueles memoráveis resultados.

g)       O treinamento torna complicada essa situação.

h)      O forte inverno fez insuportável tal frio.

Ao anteciparmos os adjetivos, os dois primeiros ficaram entre o artigo “uma” e o pronome “aqueles” e os substantivos “solução” e “resultados”. Já, nos outros dois, os adjetivos têm de vir antes dos pronomes adjetivos (“essa” e “tal”) referentes aos substantivos “situação” e “frio”.

Esse recurso nos permite identificar uma real diferença entre o predicativo e adjunto adnominal, que não pode sair de junto do substantivo.

Nos exemplos “e” e “f”, os verbos indicam qualidades inerentes aos substantivos, enquanto os outros dois claramente apontam essa mudança de estado, ou seja, uma qualidade atribuída pela ação verbal, isto é, “passaram a ser complicada e insuportável”.

Para que a ambiguidade existente não permita essa distinção, é necessário que o verbo tenha sentidos diferentes.

Vamos ver em seguida.

i)        O professor considerou a questão válida.

Viu que existem duas leituras possíveis? Havendo uma pausa, na leitura, entre “questão” e “válida”, o verbo “considerar” tem o sentido de “julgar”, ou seja, uma qualidade atribuída; no entanto, não havendo tal pausa, o verbo “considerar” está com sentido diferente: o de “tê-la como válida”, isto é, uma qualidade inerente. Veja as duas possibilidades realizadas com as mudanças de posição do adjetivo:

j)        O professor considerou válida a questão.

k)       O professor considerou a válida questão.

O primeiro “válida” é predicativo do objeto, e o segundo, adjunto adnominal.

Você, que curtiu ou amou esse story, venha aprender Análise Sintática com o prof. Ozanir Roberti

Curso on-line de Atualização em Análise Sintática I! Início em 8/7!

Curso on-line de Análise Sintática II! (pré-requisito: ter feito o I / Início em 15/7!

Informações e inscrições em www.professorozaniroberti.com.br e contato@professorozanirroberti.com.br