Mitos da Análise Sintática / Mito 2

Mito 2 da Análise Sintática

Mestre, é verdade que verbo intransitivo não precisa de mais nada para ter o sentido completo?

Não é verdade, não! Há casos de verbo intransitivo cujo sentido só se completa com certos adjuntos adverbiais.

Por exemplo:

a)       Os viajantes ficaram aqui.

b)      Tal acidente ocorreu no Mar do Norte.

c)       Os livros estavam onde nós os deixamos.

Se tirássemos os termos “aqui”, “no Mar do Norte” e “onde nós os deixamos”, as frases ficariam incompletas, mas eles não são complementos, e, sim, circunstâncias, representadas, respectivamente, por um advérbio, uma locução adverbial e uma oração adverbial.

Trata-se de adjuntos adverbiais de lugar, sendo o último oracional, que têm força de verdadeiros complementos, mas a verdade é que esses são diferentes, pois, nesse caso, fica clara a ideia de que, sem eles, a ação verbal não se completa.

Observe tal diferença:

d)      As lojas anunciavam seus produtos.

e)      Tal ensinamento depende de boas explicações.

f)        O professor deu ótimos conceitos a seus alunos.

No exemplo “d”, em relação ao verbo “anunciar”, temos um objeto que não pede preposição, portanto direto, “seus produtos”; em “e”, o que aparece depois do verbo “depender” é um objeto indireto introduzido por uma preposição, “de boas explicações”; e, finalmente, no exemplo “f”, considerando o verbo “dar”, encontramos os dois objetos, o direto, “ótimos conceitos”, e o indireto, regido por uma preposição, “a seus alunos”.

O mesmo verbo pode ser transitivo ou intransitivo. Tudo depende de como ele é usado na oração. veja os próximos exemplos.

g)       Elis Regina sempre cantou muito bem.

h)      Aquela jovem canta o Hino Nacional com rara paixão.

No exemplo “g”, o verbo “cantar” é intransitivo, pois não precisa de complemento, embora esteja acompanhado de dois advérbios, um de intensidade (“muito”) e outro de modo (“bem”). Já no outro, percebemos que a noção de “cantar” é diferente. A “jovem” pode até não cantar bem, mas o que se diz é que “ela canta o Hino Nacional com rara paixão”. O termo “o Hino Nacional” é o objeto direto do verbo “cantar”, e ele é que define o real sentido do verbo; assim, o verbo, agora, é transitivo direto. O termo “com rara paixão” é um adjunto adverbial de modo.

Venha aprender Análise Sintática com o prof. Ozanir Roberti

Curso on-line de Atualização em Análise Sintática! Início em 8/7!

Curso on-line de Análise Sintática II! Início em 15/7!

Informações e inscrições em www.professorozaniroberti.com.br e contato@professorozanirroberti.com.br