Vida de revisor é difícil 54

Vida de revisor é difícil 54

  Em “Interesses econômicos e projetos sociais, às vezes, se opõem, mas o certo é que, num país com tantos pobres, uns são mais urgentes do que os outros”, eu me confundi em relação ao uso de “uns e outros”. Por que não é possível?

  Realmente, falta clareza à sua frase. Não se sabe quais são “os mais urgentes”? Os ”interesses econômicos” ou os “projetos sociais”. Nessa frase, faltam elementos que permitam ao leitor identificar o que o autor deseja afirmar.    

  Veja, com atenção, as frases originais:

  Ao usarmos “uns” e “outros”, não conseguimos identificar quais são os “mais urgentes”, uma vez que os dois pronomes podem se referir aos “interesses econômicos” e aos “projetos sociais”.

  Agora, o termo “uns e outros” não chega a tirar a clareza necessária à compreensão da frase.

  a) Homens e mulheres não veem tal situação da mesma forma, uns acham os avanços pequenos, enquanto os outros as consideram apressadas.

  Isso porque “homens” e “mulheres” trazem uma diferença de gênero, embora não tendo sido aproveitada no primeiro termo, “uns”, já que não se identifica tal diferença. Tudo, porém, fica nítido quando retomamos um deles ao utilizar a forma “outros”, depois do “enquanto”, pois se vê, claramente, que esse pronome se refere “aos homens”, já que os termos seguintes “as” e “apressadas” se relacionam ao feminino “às mulheres”.

  Vejamos como a frase acaba tendo clareza. Observe, agora, as alterações abaixo feitas na frase da sua pergunta.

  b)      Interesses econômicos e projetos sociais, às vezes, se opõem, mas o certo é que, num país com tantos pobres, os últimos são mais urgentes do que os primeiros. (numerais

c)       Homens e mulheres não veem tal situação da mesma forma, elas acham os avanços pequenos, enquanto eles as consideram apressadas. (pronomes pessoais)

  d)       Homens e mulheres não veem tal situação da mesma forma, aquelas acham os avanços pequenos, enquanto esses as consideram apressadas. (pronomes demonstrativos.

  Dessa forma, vemos que há outras formas de coesão referencial bem mais apropriadas, tornando a frase totalmente clara sem que se repita qualquer palavra.

  Melhore o seu português na nova turma do Curso on-line de Formação em Revisores, que começa amanhã, 23/3! Restam pouquíssimas vagas. Informações e inscrições em contato@professorozanirroberti.com.br e www.professorozanirroberti.com.br