8) Para escrever bem, é preciso usar corretamente a conjugação verbal.
a) Verificar o saldo do cartão antes de comer
b) É fundamental que vocês atendem os nossos leitores.
c) Parece certo que isso vale a pena.
d) Os nossos seguidores tem importância no Instagram.
e) As redes sociais detém um poder cada vez maior.
f) Espero que dêem atenção aos sinais externos.
g) O governo interviu no movimento dos funcionários do banco.
h) Se prevêssemos tal fato, nós, com certeza, teríamos agido.
i) O Facebook tinha intervido e suspendeu o ativista.
j) A correspondência foi entregada com atraso pela empresa.
Os verbos têm regras a serem seguidas:
a) Verifique ou verifica o saldo do cartão antes de comer. – não é correto usar o infinitivo com o valor de imperativo; a placa do bar deveria usar as formas sugeridas, dirigindo-se ao cliente e tratando-o por “você” ou “tu”.
b) É fundamental que vocês atendam os nossos leitores. – a oração subordinada exige que o verbo esteja no presente do subjuntivo; como é o verbo “atender”, esse tempo tem uma desinência modo-temporal “a” no lugar da vogal temática “e”.
c) Parece certo que isso valha a pena. – a exemplo do item anterior, o verbo tem de estar no presente do subjuntivo; nesse tempo, o verbo “valer” é irregular e segue o presente do indicativo “eu” (“eu valho”), trocando a desinência número-pessoal “o” pela desinência modo-temporal “a”.
d) Os nossos seguidores têm importância no Instagram. – “tem” é a forma de singular, que, por ser monossílabo, não tem acento; porém, na frase, tem se de se usar o plural, que é marcado com um acento circunflexo: “têm”.
e) As redes sociais detêm um poder cada vez maior. – se fosse singular, seria “detém”, já que, como todo verbo derivado, segue o primitivo, embora precise do acento agudo (paroxítono terminado em “ém”); mas é plural, portanto tem acento circunflexo: “detêm”.
f) Espero que deem atenção aos sinais externos. – esse acento existia até o Acordo Ortográfico eliminá-lo; assim, agora, o certo é “deem”.
g) O governo interveio no movimento dos funcionários do banco. – todo verbo derivado segue a conjugação do primitivo; dessa forma, “intervir” segue “vir”: “ele veio” = > ‘’ele interveio”.
h) Se prevíssemos tal fato, nós, com certeza, teríamos agido. – todo verbo derivado segue a conjugação do primitivo; dessa forma, “prever” segue “ver”: “se nós víssemos = > ‘’se nós prevíssemos”.
i) O Facebook tinha intervindo e suspendeu o ativista. – todo verbo derivado segue a conjugação do primitivo; dessa forma, “intervir” segue “vir”, mas o particípio de “vir” é um caso único, pois é igual ao gerúndio, “vindo”; logo, deve ser “intervindo”.
j) A correspondência foi entregue com atraso pela empresa. – na conjugação dos tempos compostos, usa-se a forma regular sem qualquer flexão, aquela que termina em “-do” (“tinha entregado”, “havia entregado”), mas, nas construções passivas, deve-se utilizar o particípio irregular: “entregue”.
Que tal aprender esse conteúdo devidamente?
Matrículas abertas!
Faça nosso “Curso on-line de Produção Textual”, com o Prof. Ozanir Roberti!
Início em 13/5.
Informações e inscrições em contato@professorozanirroberti.com.br e www.professorozanirroberti.com.br
Acompanhe meus vídeos no YouTube em https://www.youtube.com/watch?v=Ph3tQl0airQ