Minidúvidas e suas explicações - MINIDÚVIDAS 3 - Devo escrever isso?

MINIDÚVIDAS 3 - Devo escrever isso?

1)      Professor, devo escrever “Ela se vestiu rapidamente” ou “Ela vestiu-se rapidamente”?

2)      Mestre, dá para escrever “Fazem muitos anos desse fato”?

3)      Posso escrever “Custamos a acreditar nisso”?

Resposta e explicações:

1)      Professor, devo escrever “Ela se vestiu rapidamente” ou “Ela vestiu-se rapidamente”?

Na escrita, tanto faz. Desde que não esteja no início de frase, o pronome átono pode aparecer antes do verbo. Chama-se próclise e é a colocação preferencial no português do Brasil: “Ela se vestiu rapidamente.”

Em Portugal, porém, a preferência é pela ênclise, ou seja, o pronome átono vem depois do verbo: “Ela vestiu-se rapidamente.”

É bom lembrar que, na língua falada, mesmo no início de frases, a próclise é a colocação usual no Brasil: “Me faz um favor.”

2)      Mestre, dá para escrever “Fazem muitos anos desse fato”?

 Não! Como o verbo “fazer” está indicando um fato passado, ele não tem sujeito, logo é impessoal; assim, tem de estar sempre na terceira pessoa do singular: “Faz muitos anos desse fato.”

É exatamente igual ao uso do verbo “haver” nesse caso: “Há muitos anos desse fato.”

  3) Posso escrever “Custamos a acreditar nisso”?

                É um caso complicado! A regra determina que o verbo “custar”, quando está seguido de infinitivo, não forma locução verbal; portanto, é um verbo unipessoal e deve permanecer na terceira pessoa do singular, tendo como seu sujeito a oração seguinte; assim, o certo é escrever “Custa-nos acreditar nisso.”

A confusão ocorre pelo fato de o pronome de primeira pessoa do plural ser o objeto indireto de “custar”, sendo regido pela preposição “a”, além de anunciar um implícito “nós”, que vem a ser o sujeito do infinitivo.

O falante, diante dessa construção um pouco mais elaborada em termos sintáticos, entende que o “nós” é o sujeito do verbo “custar”, daí usar o verbo como auxiliar de uma locução verbal e conjugá-lo na primeira pessoa, além de usar a preposição “a” antes do infinitivo.

Informações em www.professorozanirroberti.com.br ou contato@professorozanirroberti.com.br