Mestre, qual das duas está correta? “É importante, para mim, receber o apoio de vocês.” Ou É importante, para eu receber o apoio de vocês, tal mensagem.”
As duas estão corretas. São estruturas sintáticas bem diferentes. Basta olhar a pontuação para entendê-las melhor!
Na primeira, o termo “para mim” é um complemento nominal. Nessa estrutura, em ordem inversa, teríamos:
- “Receber o apoio de vocês é importante para mim”, onde a oração com verbo no infinitivo (“Receber o apoio de vocês”) é um sujeito (oracional), “é” é verbo de ligação, “importante” é o predicativo, e “para mim”, finalmente, é o complemento nominal do adjetivo. O uso das vírgulas, na frase original, se deve à necessidade de clareza. Na reescritura, poderia haver uma vírgula antes do “para mim”.
Na segunda frase, deve-se, também, analisar a estrutura:
Novamente há uma inversão: “Tal mensagem é importante para eu receber o apoio de vocês”. Aqui, “tal mensagem” é o sujeito; “é importante” (verbo + predicativo) é um predicado nominal; e a oração “para eu receber o apoio de vocês” indica a finalidade (oração subordinada adverbial final). Na frase da pergunta, as vírgulas são necessárias, pois a oração de valor circunstancial está interposta. Nessa em que existe a ordem direta, a vírgula, depois de “importante”, é facultativa.
Veja como as duas preposições “para” servem para mecanismos diferentes:
- na primeira, apenas introduz um termo, o complemento nominal;
- na segunda, introduz uma oração reduzida (para = a fim de).
Largadas assim e, principalmente, sem pontuação, elas funcionam muito bem como armadilha de concursos em que se cobra o uso do “eu” e do “mim”.