Mitos da Análise Sintática / Mito 3
Professor Ozanir Roberti, é verdade que, na maioria das vezes, é impossível distinguir um predicativo de um adjunto adnominal?
Não! É um mito! Na maioria das vezes, é possível distinguir um do outro. E há, é claro, estratégias para conseguir estabelecer tal diferença. Vamos ver isto.
a) A busca permitiu uma solução perfeita.
b) Todos os recursos trouxeram aqueles resultados memoráveis.
c) O treinamento torna essa situação complicada.
d) O forte inverno fez tal frio insuportável.
Adjetivos só podem exercer duas funções sintáticas: adjunto adnominal e predicativos. Há, aí, quatro adjetivos: “perfeita”, “memoráveis”, “complicada” e “insuportável”. Todos vêm depois, e respectivamente, dos substantivos “solução”, “resultados”, “situação” e “frio”.
Existe uma diferença entre eles, o que faz com que os dois primeiros sejam adjuntos adnominais, e os dois últimos, predicativos dos objetos.
Percebeu essa diferença?
Veja mais.
e) A busca permitiu uma perfeita solução.
f) Todos os recursos trouxeram aqueles memoráveis resultados.
g) O treinamento torna complicada essa situação.
h) O forte inverno fez insuportável tal frio.
Ao anteciparmos os adjetivos, os dois primeiros ficaram entre o artigo “uma” e o pronome “aqueles” e os substantivos “solução” e “resultados”. Já, nos outros dois, os adjetivos têm de vir antes dos pronomes adjetivos (“essa” e “tal”) referentes aos substantivos “situação” e “frio”.
Esse recurso nos permite identificar uma real diferença entre o predicativo e adjunto adnominal, que não pode sair de junto do substantivo.
Nos exemplos “e” e “f”, os verbos indicam qualidades inerentes aos substantivos, enquanto os outros dois claramente apontam essa mudança de estado, ou seja, uma qualidade atribuída pela ação verbal, isto é, “passaram a ser complicada e insuportável”.
Para que a ambiguidade existente não permita essa distinção, é necessário que o verbo tenha sentidos diferentes.
Vamos ver em seguida.
i) O professor considerou a questão válida.
Viu que existem duas leituras possíveis? Havendo uma pausa, na leitura, entre “questão” e “válida”, o verbo “considerar” tem o sentido de “julgar”, ou seja, uma qualidade atribuída; no entanto, não havendo tal pausa, o verbo “considerar” está com sentido diferente: o de “tê-la como válida”, isto é, uma qualidade inerente. Veja as duas possibilidades realizadas com as mudanças de posição do adjetivo:
j) O professor considerou válida a questão.
k) O professor considerou a válida questão.
O primeiro “válida” é predicativo do objeto, e o segundo, adjunto adnominal.
Você, que curtiu ou amou esse story, venha aprender Análise Sintática com o prof. Ozanir Roberti
Curso on-line de Atualização em Análise Sintática I! Início em 8/7!
Curso on-line de Análise Sintática II! (pré-requisito: ter feito o I / Início em 15/7!
Informações e inscrições em www.professorozaniroberti.com.br e contato@professorozanirroberti.com.br