Série B – Pontuação (publicada em 28/3/22)
1) “O médico perguntou se eu estava bem, tirando a espátula da minha mão, começando a remover a tinta preta que tinha ficado no meu rosto.” Professor, essa pontuação é a mais adequada?
Não. Veja que há dois verbos no gerúndio; assim, seria melhor ligá-los por um “e”. Ficaria melhor: “O médico perguntou se eu estava bem, tirando a espátula da minha mão e começando a remover a tinta preta que tinha ficado no meu rosto.”
2) Mestre, está correto o uso das duas vírgulas? “Foram muitos relacionamentos falidos, por isso, ela esperava ter encontrado a pessoa certa.”
Não é a melhor forma. Repare que a expressão “por isso” ficou entre vírgulas. Sempre que se usar a vírgula posterior, a intenção é destacar a ideia conclusiva. Nesses casos, o melhor é trocar a vírgula anterior por ponto e vírgula: “Foram muitos relacionamentos falidos; por isso, ela esperava ter encontrado a pessoa certa.”
3) “Como você recebeu essa mensagem meu amigo? Faz tempo que não vejo você.” Professor, é verdade que tem de haver uma vírgula antes de “meu amigo”?
É sim. Reparou que quem escreve está se dirigindo a alguém a quem chama de “meu amigo”? Pois, então, a esse termo chamamos vocativo, que sempre tem de ser separado por vírgula(s): “Como você recebeu essa mensagem, meu amigo?” Mesmo que venha em outras colocações: “Como você, meu amigo, recebeu essa mensagem?” Ou ainda, em: “Meu amigo, como você recebeu essa mensagem?”
4) “Assim que entrou no amplo escritório o homem reconheceu a senhora que falava ao telefone.” Professor, tem de existir uma vírgula depois de “escritório”?
Tem sim. A noção circunstancial de tempo – “Assim que entrou no amplo escritório” – foi colocada antes da ideia principal. Toda vez que isso ocorrer, a oração antecipada deve ser encerrada com a vírgula. É bom saber que, se a oração viesse no final, a vírgula seria facultativa: “O homem reconheceu a senhora que falava ao telefone(,) assim que entrou no amplo escritório.” Porém, se fosse colocada interrompendo a ideia principal, ficara obrigatoriamente entre vírgulas: “O homem, assim que entrou no amplo escritório, reconheceu a senhora que falava ao telefone.”
Informações e inscrições em www.professorozanirroberti.com.br e contato@professorozanirroberti.com.br